Espaço Mandala ~ São José do Vale do Rio Preto, RJ
Amigos, o Espaço Mandala, em São José do Vale do Rio Preto, foi fechado, desde a tragédia das chuvas de 11/jan/2011.
O blog, contudo, continua on-line, pois acredito que contenha material que pode ser útil aos estudos de alguém.
Espero que vocês gostem!
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Corpo de Baile ~ Thriller & Lady Gaga
As alunas de Jazz Juvenil do Espaço Mandala pelo Projeto Ações Artísticas (parceria com o Instituto Gaia e a Secretaria de Educação e Cultura de SJVRP) formam um grupo chamado carinhosamente de "Corpo de Baile". As fotografias abaixo foram tiradas durante os ensaios das coreografias Thriller e Lady Gaga, que integram o Espetáculo Cidade das Águas de Março, escrito pelos alunos de Teatro do Projeto sob orientação dos professores Rafael Tupinambá e Ana Aditi.
A Yoga é um sistema milenar de técnicas de respiração e posturas. Hoje em dia vem sendo muito à qualidade de vida, pois age sobre corpo, mente e espírito, privilegiando a prática da meditação.
A aula abrange:
Alongamento suave das articulações
Auto-massagem
Posturas
Técnicas de respiração
Meditação
Relaxamento
Para ler mais sobre a Yoga e outras técnicas corporais, visite o blog da instrutora Aditi, clicando na imagem abaixo.
Corpo Astral
click na imagem e visite o blog
Dança do Ventre ~ uma arte milenar
Uma das formas de dança que mais se expande mundialmente é também uma das mais antigas das quais se têm registro: a Dança do Ventre (em árabe, raqs Sharq).
A principal característica dessa dança, que mescla coreografia e improvisação, sõ os movimentos de quadril. Em sua forma mais moderna também apresenta movimentos de Ballet e Jazz como os deslocamentos e piruetas que complementam a técnica original.
A Dança do Ventre às vezes inclui "instrumentos" que a bailarina manuseia e que enriquecem as coreografias, como o véu e a espada.
As aulas abrangem:
Alongamento e fortalecimento com técnicas de Yoga
Exercícios de presença cênica e expressão corporal do Teatro
Passo a Passo da Dança do Ventre
Seqüências e coreografias
Dança Livre
Relaxamento final
Visite o Blog de Dança do Ventre da professora e bailarina Aditi clicando na imagem abaixo
Infinitas Danças
click na foto e visite o Blog
Teatro ~ expressão pessoal e criação coletiva
O Teatro é a mais completa forma de expressão humana, pois engloba som, imagem e palavra, aparecendo em praticamente todas as culturas desde a Antiguidade. Além de permitir expressar idéias e emoções de maneira artístca, desenvolve o trabalho em equipe, na medida em que cada participante colabora criativamente para o resultado final apreciado pelo público.
Pode-se dizer também que o teatro é uma excelente ferramenta de auto-conhecimento, uma vez pode ser visto como um imenso espelho da condição humana.
O que acontece na oficina de Teatro:
Alongamento Expressão corporal Preparação vocal Jogos teatrais Improvisação Construção de tipos e personagens Leitura dramática Criação de um resultado cênico Apresentação para o público
Leia mais sobre Teatro (peças, autores, técnicas e jogos) visitando o blog Infinitas Cenas da professora Aditi.
Infinitas Cenas
click na imagem e visite o blog
Jazz Dance ~ explosão de ritmo e energia
O Jazz Dance é um importante estilo de dança que recebeu influências de princípios técnicos do Ballet e da Dança COntemporânea. Possuindo diversas variações, a origem do Jazz tem suas raíes na cultura africana.
A dança Jazz é energética e expressiva. Além de ser uma grande diversão, ajuda a melhorar a coordenação motora. Nos dias de hoje, grande parte do que se vê nos musicais, filmes e vídeos populares é Jazz. Possui certas características marcantes, numa explosão de energia que irradia dos quadris e um ritmo pulsante que dá o balanço certo e a qualidade do movimento.
A dança Jazz proporciona uma boa atividade física, ativa o sistema cardio-vascular, melhora reflexos, postura, desenvolve a coordenação motora e aumenta a resistência muscular. Além de agir sobre a coordenação motora e a musicalidade, proporciona prazer pelo movimento do corpo e pelos sentimentos e emoções que a dança sugere.
Estrutura das aulas de Jazz
1. Consciência corporal e alongamento, com auto-massagem e Yoga
2. Noções básicas de dança, ritmo e espaço, contagem e movimento
3. Construção e ensaio das coreografias, com movimentos de estilos variados como o hip-hop, street dance, dança de salão e danças brasileiras
No Espaço Mandala as aulas de Jazz são coordenadas pelo professor Rafael Tupinambá e dadas pelos professores Rafael e Ana Aditi.
Os vídeos abaixo foram selecionados pelo professor Rafael para complementar as aulas práticas de Jazz Dance (em construção).
Baby-Class ~ primeiros passos de ballet
A aula de Baby-Class é chamada, em alguns países, de Pré-Ballet, pois compreende os fundamentos que a criança levará consigo pelo restante da sua trajetória no estudo da Dança. Ela tem a função de preparar o corpo da criança por meio de alongamentos, exercícios de postura e coordenação motora, compreensão rítmica, leitura musical, expressão corporal e consciência de si. Além disso, apresenta à criança as primeiras posições de braços, pés e pernas, familiarizando-a com a nomenclatura dos passos em francês.
Dentre os benefícios da prática do Ballet, a professora Aditi aponta os seguintes:
1. Disciplina 2. Graciosidade, força e equilíbrio 3. Flexibilidade 4. Exercício físico completo 5. Melhora a postura 6. Expressividade 7. Capacidade de ouvir e memorizar 8. Consciência corporal e espacial 9. Diversão 10. Convívio social e criação coletiva
Dança de Salão ~ um convite ao bem-estar
A Dança de Salão é uma das formas de dança mais amadas e praticadas no mundo, em grande parte graças aos inúmeros programas (nacionais e internacionais) na televisão, além dos muitos filmes que abordam o tema.
Dentre as ações positivas que a Dança de salão oferece a pessoas de todas as idades, o Professor Célio Sudré aponta os principais:
Flexibilidade
Condicionamento aeróbio
Aprimoramento da coordenação motora
Perda de peso
Desenvolvimento da musculatura corporal de forma integrada e natural
Aperfeiçoa a noção de ritmo e percepção espacial
Ajuda no tratamento de algumas doenças
Permite uma melhora na auto-estima e quebra diversos bloqueios psicológicos
Possibilita o convívio e aumenta o rol de relações sociais
É uma excelente opção de lazer
O aprendizado da Dança de Salão acontece em 4 etapas:
Etapa A: noções de postura e quilíbrio, além dos primeiros passos da Dança de Salão.
Etapa B: início da compreensão dos ritmos, assimilando que dançar é como andar ou correr, de acordo com cada estilo musical.
Etapa C: cada aluno tem seu tempo de compreender e assimilar os movimentos.
Etapa D: neste período o aluno compreende que para dançar é preciso passar pelas 3 etapas anteriores. Ao chegar a esta etapa, o aluno já estará dançando e aproveitando todos os benefícios que a dança trará para a sua vida.
Projeto Ações Artísitcas em São José do Vale do Rio Preto
São oficinas gratuitas de jazz e teatro para jovens de 10 a 16 anos, no Espaço Mandala, onde eles podem vivenciar a Arte de forma lúdica e criativa, e se apresentar na Calçada da Cultura.
Além das oficinas, os professores Rafael Tupinambá e Ana Aditi também apresentam Espetáculos de Bolso nos colégios da rede municipal de ensino, com as peças O Mendigo ou o Cão Morto, de Berthold Brecht (confira o vídeo) e A Canção da Natureza.
A parceria entre o Espaço Mandala, o Instituto Gaia e a Secretaria de Educação e Cultura de São José nasceu da necessidade de desenvolver os talentos locais, atuar na formação de platéia e dar condições para que os alunos se transformem em Jovens Protagonistas, multiplicando o conhecimento e trilhando com seus próprios pés o caminho artístico.
Clique na imagem abaixo e visite o blog do Instituto Gaia.
visite o blog do Insituto Gaia
Teatro na Calçada da Cultura
Abaixo, assista uma edição da peça O Mendigo ou o Cão Morto, com o Grupo Mandala, apresentada na Calçada da Cultura, em Novembro/2010.
Professora Ana Aditi ~ Baby-Class, Teatro, Jazz, Yoga e Dança do Ventre
Arte-educadora licenciada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília. Dedica-se à Dança, Música e Teatro e Artes Plásticas há mais de 27 anos. Inclui em sua prática como artista e professora técnicas de cura, meditação e auto-conhecimento como Yoga, Meditações Ativas do Osho e Reiki.
Sua trajetória começou aos 7 anos no Ballet Clássico, estudando em Brasília com as professoras Norma Lília Biavaty, Ofélia e Regina Corvello e com a mestra internacional Gisele Santoro, integrando sob sua direção o Ballet de Brasília. Em seminários internacionais teve aulas com grande nomes do Ballet mundial, como Niurka Naranjo (Cuba) e Hanz Tapendorff (Áustria).
Como coreógrafa trabalhou com Ballet, Dança Moderna e Contemporânea em Taguatinga, Guará e Brasília (no DF), Cabrália e Belmonte (na BA).
Estudou Jazz, Dança Contemporânea, Sapateado Americano, Flamenco, Dança Afro e Cigana até se apaixonar pela Dança do Ventre, em 2000. Iniciou seus estudos com a professora Pritama, em Brasília. Certificada pela Casa de Chá Khan el Khalili (SP) em 2002, desde então atuou como bailarina, professora e coreógrafa nas melhores escolas de Dança do Ventre de Brasília. Atualiza anualmente seus conhecimentos com os melhores professores do Brasil, Egito, EUA e Argentina, em eventos nacionais e internacionais, tendo sido premiada com o 2º Lugar no Concurso Noite Super-Star (RJ) em 2009. Em 2006 foi convidada para trabalhar no Rio de Janeiro, onde ainda dá aulas de Dança do Ventre em Ipanema e Botafogo.
Como artista plástica, teve desenho premiado pela TV Brasília, aos 8 anos. Integrou Mostras Universitárias, dentre elas o Tubo de Ensaios (UnB) na área de Performance. Trabalhou na decoração de festas em Brasília com painéis de grandes diensões mesclando várias técnicas (desenho, pintura e colagem), e como Cenógrafa, para a banda Nataraj (BA). No Rio de Janeiro trabalhou nos painéis da Casa do Horto (Centro de Meditação). Como professora deu aulas na Bahia e ministrou oficina de máscaras no Colégio Criarte.
Iniciou seu caminho musical no piano clássico aos 11 anos. Participou de shows da banda Nataraj (BA) e integrou o grupo Inquieto Facho (DF). No Rio de Janeiro começou a estudar violão para interpretar suas músicas favoritas e hoje compõe suas próprias canções.
No Teatro, iniciou seus estudos no grupo amador da Casa Thommas Jefferson em Brasília, em 1990. Foi dirigida por alguns dos melhores diretores da cidade, como Hugo Rodas, Fernando Villar, Jesus Vivas e Ricardo Guti. Com o grupo Carroça Cultural participou de festivais no DF, Goiás e Bahia, e no grupo teatral Mais Companhia participou como atriz e iluminadora.
Convidada por amigos para trabalhar em São José do Vale do Rio Preto, inaugurou o Espaço Mandala em Junho de 2010, realizando o sonho de mais de 20 anos de coordenar um centro de Artes.
Blog Infinito a Dentro
clique na foto e visite o blog da professora Ana Aditi
Professor Rafael Tupinambá ~ Jazz, Teatro & Stand-Up Comedy
Rafael Tupinambá, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília, começou seus estudos em dança e teatro aos sete anos na cidade de São Paulo.
Em Montes Claros, MG, foi componente da Cia de Artes Cênicas Lorenzo Fernandez dos 10 aos 16 anos. tem em sua formação cursos e oficinas com importantes profissionais do meio artístico, como Regina Miranda, Marcos Frota, Pedro Vasconcellos e Sérgio Britto. É membro do Instituto gaia, que trabalha com arte-educação para crianças e adolescentes.
Em Brasília, participou de espetáculos domo coreógrafo, produtor e ator pelo Grupo Cinicamente Cênicos, e foi dirigido por Fernando Villar, Jesus Vivas, André Amaro, e Hugo Rodas, entre outros. Na produtora W3 Produções, participou de projetos aprovados na Petrobrás, CCBB, Caixa, Funarte e MinC.
Como arte-educador e pesquisador cênico, ainda na faculdade, escreveu artigos como bolsista do PIBIC. Deu aulas de expressão corporal, e foi professor de Dança e Diretor Cênico da Escola Leonardo da Vinci.
Em 2008 e 2009 percorreu os Estados de Rondônia e Tocantins apresentando ao lado da bailarina e atriz Eliana Delphino o espetáculo "Terapia" e ministrando oficinas de teatro e Dança.
Na cidade do Rio de janeiro trabalhou com Regina Miranda no projeto Ateliê Coreográfico 2009, apresentando os espetáculos Cidades Furtivas e Interações Performáticas. Participou também da III SPA, II EngrupeDança e Aldeia Jacarepaguá (SESC Jacarepaguá).
Ao longo da carreira participou de vários festivais, congressos, mostras e ações artísticas. Como crítico cultural escreveu as colunas "Pop & Art", sobre cultura, no Jornal de Notícias (MG) e "Televizado", na Gazeta Norte-Mineira.
Para visitar o blog "Pop & Art" do professor Rafael, clique na imagem abaixo.
Blog Tupy & Cultura
clique na foto e visite o blog do professor Rafael
Professor Célio Sudré ~ Dança de Salão
O Professor Célio Sudré iniciou seus estudos na Academia de Dança de Salão Pedrinho, em Petrópolis, em 1991. Oito anos depois, complementou seus estudos na Academia Carlinhos de Jesus, no Rio de Janeiro, especializando-se na mesma academia em Bolero, Fox, Forró e Samba e aperfeiçoando-se, também na Academia de Carlinhos de Jesus, em Bolero e Samba.
Sua vasta experiência profissional compreende, além do Espaço Mandala, o Colégio Cenecista de São José do Vale do Rio Preto, o REC Clube e o Independência Clube em Além Paraíba, o Clube Social e o Centro Comunitário no Inema, em Paraíba do Sul, o Clube Atlético de Três Rios e, no Rio de Janeiro, em Piabetá e Caxias.
Prepara-se atualmente para inaugurar sua própria Academia de Dança de Salão em Guapimirim, RJ.
O Professor Célio nos ensina que a Dança de Salão é uma atividade que traz diversos benefícios. Pode ser praticada por pessoas de todas as idades sem contra-indcações, e é uma ótima opção para as pessoas que desejam se exercitar e manter a forma. Escelente ecercício aeróbio, a dança pode gerar um gasto calórico de até 600 calorias em 40 minutos de prática. Além disso, pode agir de forma preventiva das doenças articulares tais como artroses, artrites e também doenças circulatórias.
Em breve, confira o link para o blog do Professor Célio Sudré.
Nenhum comentário:
Postar um comentário